Repartição

Diogo Mendonça
3 min readMay 21, 2022

--

- Finalmente!
- Bom dia pra você também.
- Qual a desculpa hoje?
- Nenhuma. Só demorei pra sair da cama.
- Hummm.

Não era bem assim que as manhãs de Carlos e João costumavam começar, mas nas últimas semanas os atrasos de João ficaram frequentes. Quando se trabalha ao lado de alguém por tanto tempo qualquer mudança de rotina é sentida. No caso deles, seis anos. Uma relação que tinha data para acabar. Carlos tem previsão de partida em mais três anos, já para João a situação é um pouco mais complicada, ainda tinha uns bons 10 anos pela frente.

Porque é assim que o Purgatório funciona. É como uma grande repartição pública e a “aposentadoria” só vem depois que você cumprir os anos designados. Quase todo mundo precisa passar por lá — ir direto para o céu ou para o inferno não é tão simples assim — e você já chega com a sentença nas mãos. Demora um pouco para os novatos entenderem que estão no Purgatório, pois, a princípio, é como se aquilo fosse normal, você não questiona o passado, simplesmente acorda e vai para o seu novo emprego.

O trabalho? É um pouco irônico, mas boa parte do serviço é organizar papeladas e fichas com os relatórios e julgamentos dos seus colegas de repartição. Quem escreve e quem faz esses relatórios? Ninguém sabe. Pilhas e pilhas de papéis, pastas e fichas simplesmente aparecem nas salas e precisam ser organizadas.

Nenhum nome é revelado nessas fichas e o sistema garante que ninguém vai ser responsável pela organização da papelada dos seus amigos de Purgatório. Vale deixar claro que comentar sobre seus projetos é completamente permitido. Aparentemente, fofoca não é pecado.

Veja bem, tudo aquilo poderia ser feito automaticamente, mas até agora não foi encontrada uma maneira tão eficiente de punir alguém. Não existem relacionamentos amorosos, a capacidade de sentir atração é suprimida durante os anos de serviço. As amizades são permitidas e em alguns casos é até possível dividir quartos, mas geralmente cada um tem seu canto, onde, depois das 8 horas diárias do mais tedioso trabalho pode passar o resto do dia lendo, assistindo filmes ou jogando vídeo games.

Não se engane, a sensação de colônia de férias acaba antes do primeiro mês ser completado. Ter acesso a todo acervo de cultura já produzido pelo humanidade é uma lembrança constante do quão bom é ter família, o quão bom é amar alguém e se sentir amado. Amizades são permitidas justamente para dar um gosto de sanidade e motivação para que não só o trabalho seja bem feito, mas para que na próxima vida a pessoa carregue valores melhores.

_________

Texto originalmente escrito em junho de 2017 e eu posso provar! Acho válido dizer porque ao reler ele me lembrou uma certa série que fez muito sucesso agora no começo de 2022: Ruptura. Acho que porque tenho essa visão de que o purgatório deve ser um lugar todo branco e de trabalho chato. As estórias não poderiam ser mais diferentes.

Pra ser justo, o que com certeza me inspirou nesse texto foi o livro de contos “A Soma de Tudo” do David Eaglaman. Talvez a série “The Good Place” também tenha provocado essa reflexão sobre o além. Não sei, assim como também não sei como é o Purgatório.

--

--